O futuro já começou? (1ª parte)


 Nem sempre paramos para pensar, mas muitas coisas vêm evoluindo de alguns anos atrás até agora. Coisas inimagináveis no passado estão se tornando realidade no presente. Nesta coluna irei mostrar diversos eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, utilitários e até móveis que evoluíram bastante. Nesta primeira parte iremos focar nos aparelhos eletrônicos e de informática.

1º - Computador
O computador, que já foi algo enorme, cada vez mais vem sendo compactado. Hoje em dia existem os all in one (tudo em um), que são um desktop comum, mas com um diferencial: não tem o gabinete. Todas as entradas, processadores, placa mãe e outros componentes ficam dentro do monitor do computador. Além disso, no próprio monitor vem também, na maioria dos modelos, uma webcam embutida, além de saídas de som, substituindo as caixinhas de som. O all in one vem com o objetivo de diminuir ao máximo os inúmeros fios que são conectados a um computador. Além dele, o computador também tem sua versão móvel, o notebook, que com pouco peso e ocupando muito menos espaço faz praticamente tudo o que um desktop normal faz. Os notebooks vêm com teclado, monitor, saídas de som, webcam, entradas, processadores, placa mãe e etc. juntos num pequeno aparelho, se comparado ao computador.

2º - Telefone
O telefone, que inicialmente tinha só a versão fixa, com fio, vem evoluindo bastante, principalmente em relação à mobilidade. Existe a versão sem fio, onde o usuário pode fazer ou receber uma ligação em uma certa distância da sua "base", que normalmente possui funções como agenda de telefones, despertador, identificador de chamadas, registro de chamadas, secretária eletrônica, além dos ramais para uma mesma linha. O telefone também ganhou sua versão mais moderna, o celular, que através de um chip pré ou pós pago pode realizar ligações, envio de mensagens de texto e até acessar a internet, no caso dos smartphones, que também possuem diversas funções que "migraram" dos computadores, como o acesso wi-fi, aplicativos e programas, jogos, personalização, e o armazenamento cada vez maior. TV digital, câmera cada vez mais potente, que disputa com as câmeras digitais comuns, calculadora, rádio FM, possibilidade de bloqueio com senha, reconhecimento facial ou impressão digital são outras funções dos celulares e smartphones. Existe também a versão maior dos smartphones, o tablet, que tem como principal destaque a possibilidade de ler livros, revistas e jornais de forma digital e em um tamanho semelhante ao destes impressos, além das funções já conhecidas dos smartphones. Há também o 2 em 1, que é tablet e computador ao mesmo tempo.

3º - Televisão
A televisão é outro produto que evoluiu bastante, principalmente em seu tamanho. Inicialmente os aparelhos de televisão eram pequenos, feitos de madeira. Na época, não existia televisão em HD, haviam muitos chuviscos e a televisão era em preto e branco. Depois foi chegando a versão colorida, seguida pelas versões em HD, Full HD, 4K e em breve 8K. Em alguns modelos também chegou o 3D. Existem, além das antigas TVs de tubo, as TVs LED, LCD e de Plasma. Os aparelhos de televisão também passaram a ter um "emagrecimento", ficando cada vez maiores e mais finas, tendo também uma versão de tela curva em alguns modelos. Ganharam inúmeras funções como a internet, em Smart TVs, o que possibilitou também a vinda dos aplicativos para estas televisões. Há também as entradas USB e HDMI, que podem trazer conteúdos de um computador para a TV, por exemplo, além de comunicação sem fios com outros aparelhos, no caso de alguns modelos.

4º - Armazenamento
O disquete guardava um bom espaço, se considerada a época em que foi lançado, mas não houveram modelos que chegassem a pelo menos 1 GB. Depois, caiu em desuso, sendo substituído pelos CDs e DVDs graváveis e regraváveis, que tinham uma capacidade maior. Os CDs e DVDs também atualmente vem sendo menos utilizados, sendo que os usuários estão preferindo os pen drives e os cartões de memória, que vem cada vez mais tendo sua capacidade de armazenamento expandida, tendo inclusive modelos de mais de 100 GB. Outro destaque é o HD externo, que pode chegar a 2 TB. O armazenamento em nuvem é outro que vem disputando este espaço.

5º - Impressora
As impressoras comuns não tiveram tantas mudanças como os outros produtos, mas ganharam uma variante que pode ser considerada uma revolução: as impressoras 3D. As impressoras comuns ganharam tinta mais duradoura e de melhor qualidade e sua versão com wi-fi, onde qualquer pessoa conectada à mesma rede pode enviar um arquivo para impressão, até mesmo diretamente de seu celular. A maioria delas é multifuncional, também tendo as funções de digitalização e cópias. Já as impressoras 3D estão se aprimorando constantemente e muito em breve poderão construir até mesmo casas e órgãos do corpo humano. Atualmente este tipo de impressora já consegue produzir fios e objetos de decoração.

Na próxima edição, mostrarei no que os eletrodomésticos evoluíram. Até lá.

Mais visitados

SUGESTÕES - A programação da TV Brasil

Voluntariado sem sair de casa

Saiba o número de horas que cada emissora de televisão destina para horários arrendados