O futuro já começou? (2ª parte)

Nesta segunda parte de "O futuro já começou?" focaremos nos eletrodomésticos e eletroportáteis de cozinha que evoluíram muito, mas você talvez não tenha percebido.
Fogões
Os fogões, que antigamente obrigatoriamente vinham com uma parte dedicada ao forno, hoje possuem sua versão cooktop, que são aqueles fogões de mesa, que vem sem o forno e são muito mais leves. Se comparados com os fogões à lenha, que não tinham acendimento automático e eram mais pesados ainda, a diferença é muito maior.
Fornos
Com versões independentes do fogão, os fornos estão em duas opções: o elétrico, que é praticamente igual ao que vinha junto com os fogões, com o diferencial de que utiliza a energia ao invés do tradicional gás, é mais leve e que vem com alguns modelos de embutir, e o micro-ondas, que é mais moderno, onde o seu usuário pode programar os minutos de cozimento nele, sendo que neste os alimentos ficam prontos muito mais rápido.
Geladeiras
As geladeiras melhoraram muito, principalmente em relação à sua capacidade e alguns atrativos, como as duas portas (antes precisava abrir a porta maior para aí sim abrir o freezer) e em alguns modelos a água gelada que vem do lado de fora da geladeira. Para quem quer mais espaço no freezer (congelador), existem as suas versões independentes.
Depuradores
O depurador inibe o ar quente que vem das panelas. Antes isso poderia estragar um jogo de cozinha de tanta umidade. Existem também as coifas, que são mais potentes ainda e inibem também a gordura.
Panelas
As panelas foram um dos objetos para cozinha que mais evoluíram. Agora elas tem versões antiaderentes e são muito mais bonitas, mas a maior evolução está nas panelas e panelas de pressão elétricas. No caso da segunda, acaba o perigo de ter uma panela de pressão em casa, já que as elétricas são muito mais seguras. Nelas você pode programar em quantos minutos quer que seu alimento fique pronto, que ela se desliga sozinha, e o alimento fica muito mais gostoso.
Frituras
As frituras, que antes eram feitas em frigideiras e eram cheias de óleo, hoje em dia podem ser feitas nas fritadeiras sem óleo, que como o próprio nome diz não utilizam óleo, o que deixa a fritura muito mais saudável. As fritadeiras sem óleo não utilizam gás, mas energia elétrica.
Churrasco
Com as grelhas/grill não é mais necessário fazer churrasco em churrasqueira. Elas utilizam energia elétrica e retiram o óleo das carnes.
Liquidificador e espremedor
Os multiprocessadores substituem vários dos eletroportáteis utilizados nas cozinhas, como o liquidificador, espremedor de frutas e ralador, evitando o trabalho manual.
Robô de cozinha
Sim, já existem os robôs de cozinha. Não, não são como você está pensando. O robô de cozinha é um eletroportátil como muitos que citei anteriormente, mas vem com o diferencial de que faz praticamente tudo em sua cozinha: é uma mistura de forno, panela elétrica, grill, mexedor automático e fritadeira sem óleo. Com ele, você não precisa ficar vigiando a comida. É só programar os minutos, colocar os ingredientes, selecionar o alimento e pronto.
No próximo "O futuro já começou?" falaremos de mais produtos que evoluíram ao longo do tempo.