OPINIÃO - A folia dos partidos

OPINIÃO

 O Brasil possui atualmente cerca de 29 partidos. E este número não deve parar de crescer, já que também há outros em projeto de criação. Em épocas eleitorais, ideologias muitas vezes ficam de lado, onde um partido se alia com outro, de ideologia completamente ou parcialmente diferente. Parece mais que o que vale não é a ideologia, mas sim a vontade de chegar ou se manter no poder, e, para isto, não duvide do que eles podem fazer.

 Muitos dos partidos atualmente existentes elegem um número irrisório de candidatos aos diversos cargos públicos ou, em alguns casos, nem sequer elegem alguém. Isso demonstra que pouquíssimas pessoas se sentem representadas por estes partidos.

 O campo dos partidos políticos tem se encontrado bastante fragmentado, sendo que diversos partidos possuem ideias praticamente iguais, com alguma pequena variação somente. Devido a estes fatores, foi criada a cláusula de barreira, que irá restringir o tempo de propaganda eleitoral em rádio e televisão e acesso ao fundo partidário a partidos que não receberem certa porcentagem de votos. Esta porcentagem aumentará gradativamente, o que deve levar a fusão de diversos partidos.

Veja abaixo quais os partidos que deveriam se fundir, se por acaso se levasse em conta o fator espectro político aproximado:

Extrema-esquerda:
PCB
PCO
PSTU
Unidade Popular

Esquerda:
PSOL
PCdoB
PT

Centro-esquerda:
Cidadania
PDT
PMN
PSB

Centro:
AVANTE
MDB
PODE
PSD
PSDB
Agir
Solidariedade

Ecológicos:
PV
REDE

Centro-direita:
DC
PL
PMB
Progressistas
Republicanos
União Brasil

Direita:
NOVO

Extrema-direita:
PRD
PRTB

  Se todos os partidos acima realmente se fundissem por ideologia, seria muito mais fácil e organizado para o eleitor escolher um partido. Infelizmente não é assim e a lista deverá crescer, já que criar partidos não deixa de ser algo rentável de certa forma, mesmo com a cláusula de barreira.

Mais visitados

SUGESTÕES - A programação da TV Brasil

Voluntariado sem sair de casa

Saiba o número de horas que cada emissora de televisão destina para horários arrendados