OPINIÃO - Como ser líder de audiência?

Algumas emissoras de televisão têm a liderança como objetivo, porém esta é uma meta difícil de ser alcançada. Nesta publicação irei falar, através de tópicos, o que uma emissora da TV aberta precisa para atingir a liderança, sempre relacionando os pontos à atual líder, TV Globo, que já está há muitos anos no posto.
1) Produção própria
Uma programação com o mínimo de enlatados e com nenhum horário vendido, além de gerar empregos, atrai sim o telespectador e os anunciantes. Tanto é que na maioria dos canais as suas maiores audiências vêm dos programas próprios. Para se ter uma ideia, entre as 04:00 da manhã de um dia de segunda a sexta até às 04:00 do dia seguinte, somente a "Sessão da Tarde" e "Tela Quente" não são produções próprias, no caso da Globo. A emissora, que também aboliu a programação infantil, teve um maior retorno comercial.
Uma programação com o mínimo de enlatados e com nenhum horário vendido, além de gerar empregos, atrai sim o telespectador e os anunciantes. Tanto é que na maioria dos canais as suas maiores audiências vêm dos programas próprios. Para se ter uma ideia, entre as 04:00 da manhã de um dia de segunda a sexta até às 04:00 do dia seguinte, somente a "Sessão da Tarde" e "Tela Quente" não são produções próprias, no caso da Globo. A emissora, que também aboliu a programação infantil, teve um maior retorno comercial.
2) Investir nas madrugadas
Apesar de não contar na média-dia, as madrugadas são importantes por um motivo: entrega de audiência. Na maioria das vezes, um programa depende da audiência do anterior para ter sucesso. A Globo, através da estreia do "Hora 1", em pleno começo de manhã, é um bom exemplo disso: depois da estreia dele, os telejornais seguintes estão sendo impulsionados em audiência.
3) Sentimento de rede
Uma rede de televisão que se preze deve padronizar os seus horários locais. Todas as suas filiadas ou afiliadas só podem fazer programação local em horários pré-definidos, para que se crie o hábito, independentemente do estado em que a pessoa estiver. Somente em casos extremos seria liberado maior número de horas locais. A transmissão em rede aumenta o engajamento dos programas, conectando pessoas do país inteiro. Além disso, as emissoras também devem lembrar que quem não tem acesso à programação local as assiste pelas parabólicas, o que mostra a necessidade de investimento em programas "nacionais" nos horários locais, e não vender horários para empresas, como fazem o SBT e a Band. A Globo investe no público das parabólicas ao transmitir o único telejornal exclusivamente produzido para as parabólicas de uma rede nacional, o "Brasil TV", no horário do "Praça2". Diferentemente do que dizem, a audiência das parabólicas conta sim, mas não é divulgada de forma separada, como acontece com a programação local.
4) Menos sensacionalismo e baixaria
O sensacionalismo e baixaria podem trazer audiência por algum tempo, mas chega um dia em que o telespectador cansa e nunca mais volta a assistir a emissora. Este é o caso da RedeTV!, que tanto fez isto e agora encontra dificuldades para reencontrar seu público. Isso também pode prejudicar a relação de uma emissora com o mercado publicitário e afiliadas.
5) Mais jornalismo
O jornalismo (não digo aquele sangrento dos policialescos, que é saturado de tempos em tempos) é uma fonte inesgotável de audiência. Se uma emissora lança um telejornal e ele não dá audiência, é porque ela não sabe fazer telejornal, não teve boa estratégia de programação ou porque não esperou ele encontrar seu público.
6) Mais ao vivo
Estando ao vivo, um programa pode ir melhorando conforme a reação da audiência e lidar melhor com, por exemplo, os plantões extraordinários.
7) Menos horários vendidos
Sei que já falei sobre a produção própria, mas reforço: se uma emissora quer dar boa audiência a ponto de ser líder, além de ter bons produtos, ela não deve, em hipótese alguma, vender horários. Nem de madrugada. Pode fazer cortes nas verbas dos programas, fazendo eles se virarem mais para conseguir conteúdo, ou, se não tem dinheiro para produzir um programa, que coloque vídeos da internet, desenhos, filmes, séries ou outros tipos de enlatados, mas não pode vender horários. A Globo, líder, não vende horários e colhe os frutos disto estando sempre nos dois dígitos de média-dia e com grandes lucros.
8) Cuidado com os intervalos comerciais
É óbvio que os intervalos comerciais são importantes para todos os programas, sendo uma das suas principais fontes de renda. O problema é quando esses intervalos tornam-se extensos e acabam afugentando seu público. Colocar alguns segundos de informações nos intervalos também ajuda a segurar o público.
9) Cobertura
Este é um ponto fundamental. Para o país inteiro repercutir os conteúdos de uma emissora, esta deve cobrir todo o país.
10) Planejamento
Com planejamento prévio, as emissoras conseguem trazer produtos muito melhores. A Globo, por exemplo, possui uma fila de novelas planejadas, visando ter tempo hábil para sua boa preparação e realização. Mudanças bruscas de programação podem afastar o seu público.
Com planejamento prévio, as emissoras conseguem trazer produtos muito melhores. A Globo, por exemplo, possui uma fila de novelas planejadas, visando ter tempo hábil para sua boa preparação e realização. Mudanças bruscas de programação podem afastar o seu público.
11) Gestão profissional
Para realizar grande parte das coisas que foram citadas aqui, é necessário ter uma gestão profissional. Nomear familiares do dono para fazer gestão nem sempre é um bom negócio, especialmente se este não tiver a qualificação adequada para o cargo.