SEGURANÇA ON-LINE - Por que o HTML5 é melhor que o Flash?

Grandes navegadores como o Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge, além de outros, trouxeram amplas limitações para o plug-in Adobe Flash Player, que já se concretizaram. Inicialmente, estes navegadores pausaram somente elementos não necessários das páginas (como propagandas), o que, dentro de alguns prazos, começou a abranger também os conteúdos principais, que também começaram a ser pausados, funcionando somente com a autorização do usuário. Depois, houve o encerramento de aplicativos baseados na tecnologia do Flash no Facebook, sendo seguido pelo encerramento do suporte por parte da Adobe, que é a proprietária dele. Mas por que estas empresas estão buscando dificultar a vida do Adobe Flash e quais são os benefícios de sua substituição?
Primeiro, pela falta de segurança já comprovada. A Adobe já teve que lançar diversas atualizações emergenciais do plug-in porque muitas de suas falhas de segurança já foram utilizadas por hackers. Também porque, além de seguro, o HTML5, considerado seu substituto, não necessita instalação ou atualizações por parte do usuário, estando embutido nos navegadores, o que economiza espaço. Além disso, é bem comum que seu navegador tenha travado muitas vezes. Adivinha por quê? Geralmente plug-ins como o Flash e Java são os grandes responsáveis por isto.
Infelizmente, nem todos os sites já se atualizaram para o HTML5, sendo que ainda existem sites baseados completamente no plug-in da Adobe, não abrindo corretamente sem ele. Com a pressão dos navegadores e internautas, é bem provável que este panorama se modifique.