PANORAMA DA PARABÓLICA - Começa o desligamento analógico nas parabólicas
ATUALIZADO DIA 04/01/2018
As emissoras públicas deram a largada no desligamento do sinal analógico no satélite Star One C2, o mais popular entre os satélites utilizados por usuários de parabólica.
A primeira foi a TV Brasil, que passou por alguns dias exibindo somente um slide informando que o sinal analógico iria ser desligado e quem quisesse continuar a acompanhar a emissora deveria utilizar seu sinal digital, sendo desativado completamente dias depois. Depois, a TV NBR seguiu o mesmo processo e também desligou seu sinal analógico. Ambas as emissoras são gerenciadas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública federal. A TV Escola, do Ministério da Educação, também desligou seu sinal analógico e permanece no digital.
A TV Gazeta, Claro TV Promo e RedeTV! 2 foram outras emissoras que desligaram os seus sinais analógicos. A TV Gazeta e RedeTV! 2 permanecem no sinal digital. Caso ainda não tenha seus sinais digitais, faça uma nova busca em seu receptor.
Quem estava informando que iria desligar seu sinal analógico ainda em 2017 é a E-Paraná, emissora pública do Governo do Estado do Paraná, que também dizia que seria exibida somente no sinal digital, mas a mudança só se concretizou em 2018, já com o nome TV Paraná Educativa.
A RecordTV voltou a liberar seu sinal digital. Que assim permaneça.
A Rede Globo poderia seguir o exemplo e também liberar seu sinal digital para quem não tem o SAT HD Regional, de forma permanente. De vez em quando suas afiliadas liberam, mas por um curto período de tempo.