PANORAMA DA PARABÓLICA - A parabólica em 2020

PANORAMA DA PARABÓLICA

ATUALIZADO DIA 17/08/2020

 Estamos em 2020. Para este ano, os destaques da parabólica são os desligamentos de sinais analógicos, satélite StarOne D2 e convivência da parabólica com o 5G.

 A Futura está anunciando que migrou seu sinal digital, agora para um mux com emissoras da Globo, e desligará seu sinal anterior. Faça uma nova busca de canais.

 Nos últimos meses mais sinais analógicos foram desativados: um dos sinais do SBT, os sinais analógicos do Agro Canal e Shoptime, o Canal da Juventude Cristã, que deixou de ser exibido no satélite, e a TV Câmara, que desligou seu sinal depois de um tempo avisando sobre o desligamento daquele sinal. O SBT permanece com um sinal analógico e a TV Câmara, Shoptime e Agro Canal somente no digital.

 Com o desligamento da TV Câmara, o único canal analógico entre os três poderes que sobrou é a TV Senado. Antes, a TV Brasil, TV Brasil 2, TV Escola e agora a TV Câmara foram desativados, permanecendo no digital. O Canal Saúde e TV Justiça já estavam somente no sinal digital.

 Por outro lado, foi lançado o sinal analógico da TV Verdade, emissora religiosa. A emissora também lançou um sinal digital em HD.

 A emissora católica TV Horizonte passou a ser exibida em HD.

 Recentemente o Canal Saúde havia trocado sua frequência no sinal digital e depois já lançou outra, que substituiu a que era atual. Faça uma nova busca se já não tiver.

 Outro que alterou a frequência no sinal digital foi o canal da Rede Século 21, que depois de dias avisando sobre o desligamento do sinal anterior, o desligou.

 O mesmo aconteceu com a TV Brasil, agora em novo mux, estando junto do sinal da TV Brasil 2, agora em HD, TV Escola e Canal Saúde, estes últimos mantendo seus antigos sinais.

 A TV Cultura voltou a ter sinal disponível no C2. Antes, apenas algumas de suas afiliadas estavam disponíveis, transmitindo parte de sua programação. O sinal, que inicialmente era SD, agora é HD e junto dela veio posteriormente a TV Cultura Educação (anteriormente denominada MultiCultura, hoje filiada à TV Educação, do Governo de São Paulo). Ambas estão no mux da TVE do Mato Grosso do Sul, que também passou a abrigar a TVE REME, para aulas da rede municipal, e TVE SED MS, da rede estadual.

 Falando em canais de educação, a Rede Vida adicionou em seu mux dois canais da Rede Vida Educação, previstos para funcionar em breve.

 O Canal Shoptime lançou seu sinal digital. Você pode buscá-lo em seu receptor.

 Somente a RIT, Ideal TV e Rede 21 não lançaram sinal digital entre os que ainda estão com sinal analógico. O StarOne C2, que já chegou a ultrapassar os 30 canais analógicos, hoje possui menos de 20.

 O sinal digital em SD do SBT foi desligado. Até pouco tempo só era possível acompanhar a emissora no sinal analógico ou no digital, mas em 1Seg, com baixa qualidade de imagem. Agora foi lançado o sinal SBT HD, com codificação que abre em receptores SAT HD Regional, e agora ele e o 1Seg são os únicos da emissora no sistema digital.

 O canal em que a TVCI transmitia seu sinal digital hoje transmite clipes e programas de televendas, agora com nome de TV Sat Brasil. A TVCI é afiliada à TV Pai Eterno, que possui sinal em HD no satélite.

 A TV Mundo Maior, emissora espírita, lançou novo sinal digital no satélite recentemente.

 O StarOne D2 está programado para ser lançado em breve. Ele substituirá o StarOne C2 na posição de 70º. A Embratel, proprietária da StarOne, promete um satélite mais potente. Espera-se que isso implique em melhor sinal para os canais.

 O lançamento do 5G poderá interferir na exibição dos canais via satélite. É isso que vem sendo apontado e fez com que o leilão do 5G fosse adiado. A ANATEL, Ministério das Comunicações, operadoras de telefonia e emissoras de televisão vem debatendo soluções para isto. Algumas das opções são a instalação de filtros em antenas e mudança dos canais para a banda Ku, a mesma utilizada pela TV por assinatura. Este último caso seria mais caro, mas possibilitaria a captação dos sinais com antenas menores. Por outro lado, a estabilidade não seria a mesma da banda C, atualmente utilizada pelos canais abertos. Vamos aguardar a definição final dos responsáveis.

 Caso se mantenha na banda C, alguns canais deverão trocar suas frequências para mais altas, já que algumas delas serão ocupadas pelo 5G.

Mais visitados

SUGESTÕES - A programação da TV Brasil

SUGESTÕES - A programação da Rede Família

Saiba o número de horas que cada emissora de televisão destina para horários arrendados