NEGÓCIOS - Pandemia e tecnologia
Há algum tempo o Temática BR mostrou como os produtos evoluíram ao longo do tempo, e dizia que "o futuro já começou". Além dos produtos, novas soluções apareceram para as empresas aproveitarem o fato de a população estar cada vez mais conectada: compras on-line, divulgação de produtos via redes sociais, formas de automatizar processos e muitas outras coisas. Hoje estão disponíveis diversas opções que antes não existiam. Enquanto algumas empresas buscavam lançar novidades adequadas aos novos tempos ou utilizar estas soluções para se adaptar, outras preferiam se manter na comodidade, utilizando pouco as novas soluções disponibilizadas.
Aí veio a pandemia de Covid-19. Com a maior restrição de circulação em determinados períodos, a solução que apareceu foi a utilização de videoconferências, entregas por aplicativos, substituição de cinemas pelo streaming no conforto de casa, entre outras iniciativas. Tudo on-line, tudo conectado. Quem já se utilizava destes meios, não precisou se preocupar: estava tudo pronto, tudo adequado. Só precisou se adaptar ao aumento na demanda. Quem ainda não utilizava, teve que correr para conseguir vender pela internet, sob pena de amargar grandes prejuízos.
A infraestrutura de internet esteve sob preocupação com o crescimento abrupto de pessoas em casa e consequente aumento de consumo de internet. Empresas de streaming buscaram reduzir um pouco a qualidade de imagem de seus vídeos para que não houvesse prejuízo para a rede. Aconteceram falhas e quedas na internet de muita gente, mas não chegou a acontecer um "apagão" geral.
Está chegando o 5G, que promete conectar ainda mais coisas, o que vai tornar tudo ainda mais inteligente.
O futuro é conectado. E o presente também. Por isso, utilizar as soluções disponibilizadas para facilitar a vida de clientes e empresas é fundamental para vencer os novos desafios.