NEGÓCIOS - Quem é o seu consumidor?
Quando uma pessoa quer comprar um presente para dar para alguém, busca conhecer melhor ele, sabendo o que ele gostaria de receber. Se não faz isso, corre o risco de dar um presente que não tenha muita utilidade para o indivíduo. Nos negócios, é exatamente isto que acontece: se uma empresa quer que seus clientes fiquem satisfeitos e retornem sempre que possível, é necessário conhecer quem são eles para oferecer o que eles querem.
Infelizmente nem sempre é possível agradar a todos. Por isso, se uma empresa tem foco em algo que só um grupo específico gosta, deverá atender ao que aquele grupo espera. Investir em quem não gosta do que se está vendendo poderá não ter nenhum retorno financeiro. É claro que sempre existem exceções, mas investir em quem não é alvo pode ser inviável a ponto de prejudicar até mesmo a presença do público-alvo em seu negócio. Se o intuito era somar, pode acabar dividindo.
Exemplificando para melhor entendimento, se o público-alvo do produto vendido por uma empresa é mais discreto, que não gosta de música agitada e alta, colocar música de rock em alto volume irá espantar seu cliente. Se quem gosta de rock em alto volume não gosta do produto que a empresa vende, nem ele irá auxiliar na manutenção do negócio.
Conhecer o consumidor é fundamental para não cometer erros que o afastem de sua empresa, mas principalmente para atrai-lo. Se o foco da empresa está na qualidade, com produtos mais caros, o seu cliente vai querer um bom atendimento. Se está no preço, as promoções são o seu atrativo. É necessário saber o local adequado para que o cliente a encontre, a linguagem a ser tratada com ele e o local correto para as propagandas, formas de pagamento, o preço aceitável por ele e, claro, que tipo de produto vai satisfaze-lo.