Conheça Nova Veneza, município que é o pedaço da Itália em SC

Agricultura do município se destacou através da rifa
Agricultura do município se destacou através da rifa. Na foto, a localidade de Vila Maria (Foto: Fábio Stanger)

 Nova Veneza ficou muito conhecida após o vídeo da sessão da sua Câmara de Vereadores viralizar na internet com o anúncio de uma rifa com produtos coloniais para uma escola municipal. Conheça o município!

 Nova Veneza é um município localizado no sul de Santa Catarina, na região carbonífera, exatamente ao lado de Criciúma. Possui cerca de 13 mil habitantes em dados projetados pelo IBGE. Sua cultura é predominantemente italiana, tendo grande porcentagem de sua população como descendente do país. Por isso, possui vários pontos turísticos com o objetivo de lembrar da Itália.

A gôndola, em período com a decoração de natal da Praça Humberto Bortoluzzi (Foto: Fábio Stanger)
A Gôndola Lucille, em período com a decoração de natal da Praça Humberto Bortoluzzi (Foto: Fábio Stanger)

 Quem entra no município é recepcionado por um pórtico que remete a sua cultura. Bem, na verdade são três, localizados em diferentes entradas do município, garantindo as boas-vindas. No município você pode encontrar as casas de pedra, construídas há mais de um século. Tem também uma gôndola, que nem as de Veneza, localizada ao lado da prefeitura, em um lago artificial na Praça Humberto Bortoluzzi, uma das poucas gôndolas oficiais do mundo. Na mesma praça há também uma roda d'água. Ao lado da praça, uma rua coberta, que é destinada exclusivamente para pedestres aos finais de semana e datas especiais. A Ponte dei Morosi (Ponte dos Namorados, em português) é outro atrativo do município, sendo possível colocar cadeados em um espaço dedicado a isso. Se você gosta de utensílios antigos, há ainda o Museu do Imigrante com um importante acervo que relembra a sua colonização.

Foto panorâmica da Praça Humberto Bortoluzzi (Foto: Fábio Stanger)

 O Palazzo Delle Acque é onde acontecem eventos, como o Baile de Máscaras, também inspirado na tradição italiana. Dias depois dele, acontece em ambiente aberto o Carnevale di Venezia, durante a Festa da Gastronomia do município. Aliás, a lei nacional Nº 13.678 de 13 de junho de 2018 deu ao município o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, um importante reconhecimento ao seu esforço por preservar sua cultura e gastronomia, que possui diversos restaurantes típicos e vinícolas.

Ponte Dei Morosi, em período com a decoração de natal (Foto: Fábio Stanger)
Ponte Dei Morosi, em período com a decoração de natal (Foto: Fábio Stanger)

Outro destaque turístico de Nova Veneza está no turismo religioso. O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, no distrito de mesmo nome, recebe diversos fiéis ao longo de todo ano, tendo seu ápice no mês de maio, dedicado à padroeira. Ele já recebeu a visita de Luiz Felipe Scolari (Felipão), após a conquista da Copa do Brasil pelo Criciúma Esporte Clube. A Matriz São Marcos é a igreja do centro do município, com uma arquitetura histórica, tendo completado 100 anos em 2016. Seu padroeiro é o mesmo de Veneza, na Itália. Em sua divisa com o município de Siderópolis, há uma via sacra, destinada a caminhadas e reflexões na sexta-feira santa.

Foto: Fábio Stanger

 Nova Veneza também é destaque na natureza, com trilhas, cachoeiras e turismo de observação de aves. A agricultura, destaque da premiação da rifa da escola, é predominante no interior do município. Já o distrito de Nossa Senhora de Caravaggio possui maior relevância no setor industrial, sobretudo no setor metalomecânico. Nova Veneza também é a origem de importantes empresas, como a rede de supermercados Bistek, uma das maiores do estado e presente também no RS; Damyller, do setor de vestuário, especificamente jeans; Grupo La Moda, dono de marcas  como a Lança Perfume.

Mais visitados

SUGESTÕES - A programação da TV Brasil

SUGESTÕES - A programação da Rede Família

Saiba o número de horas que cada emissora de televisão destina para horários arrendados